18/04/2014

A Culpa é das Estrelas


Se você já leu "A culpa é das estrelas", aposto que amou tanto quanto eu. Se não, por favor, leia!!! O romance de John Green conta a história de Hazel Grace Lancaster e Augustos Waters, dois adolescentes que se conhecem em um grupo de apoio e começam a se apaixonar lindamente depois disso. Ela tem câncer de tireoide com metástase nos pulmões e ele está livre do osteossarcoma há mais de um ano. Mas não é isso que os define. Ambos são muito mais do que a doença em si, e vivem, juntos, mais intensamente do que muitas pessoas saudáveis, simplesmente por repararem nas pequenas coisas.

Eu não sei bem como falar sobre o livro, porque não quero estragar o mistério para ninguém, e tal... mas acho que é seguro dizer por que achei a narrativa tão especial: John Green traduziu o romance de dois adolescentes de uma forma pura e inocente que eu não via há tanto tempo! Nada daquelas coisinhas adolescentes cri cris (tá, que a gente também gosta, admito). Na verdade, o livro mostra uma perspectiva das coisas de uma forma bem diferente, justamente porque o contexto dos personagens é bem diferente do que consideramos "normal".

Outro ponto legal é que, apesar de tratar de um assunto sério, o autor conseguiu colocar ironia e humor nas falas das personagens. Haviam horas, sinceramente, que eu não sabia se ria ou se chorava (e o resultado não foi bonito kkk). Isso sem falar que, enquanto eu estava lendo, queria parar e escrever uma frase da qual gostei o tempo todo. Sério, algumas partes vão te fazer parar de ler e ficar fitando o nada, imaginando o significado daquilo, ou como foi aquela cena, ou simplesmente pensando "UAU". 


         

                             


Estão aí algumas das críticas que o livro recebeu:




Vi o trailer da adaptação cinematográfica do livro e também me emocionei: os atores escolhidos para representar Hazel e Augustus parecem ter uma química muito boa, e conseguiram realmente "entrar" nos personagens. Assista e repare como as cenas são fortes. Como eles se abraçam.  Como a lágrima cai. Espero que o filme seja fiel e realmente faça jus à obra:




Citando Markus Zusak, autor de "A menina que roubava livros": "Você vai rir, vai chorar e ainda vai querer mais". Eu sei que eu quero. 



6 comentários:

  1. esse livro deve ser lindo
    lindo blog
    ja estou seguindo aqui pode retribuir?
    beijinhos e bai bai
    http://dieinydicas.blogspot.com.br
    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg! E o livro é msmo lindo. Recomendo!
      Seguindo seu blog também *-*
      Bjs

      Excluir
  2. vou confessar que nunca tive curiosidade de ler, mesmo com todo mundo falando super bem. mas ultimamente eu tenho pensado em ler antes de ver o filme (coisa que vai acabar acontecendo) kk

    www.bygarotas.com :: www.youtube.com/bygarotas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk' às vezes também me dá um desânimo pra ler um livro... mas vai por mim, difícil é só começar :)

      Excluir
  3. Esse livro é lindo demais, não vejo a hora de lançarem o filme. Alias todos os livros do John são maravilhosos *---* o meu preferido é o QUEM É VOCÊ ALASCA?. Adorei o post parabéns e sucesso!

    entreladies.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Nossa, estou doida para ler "Quem é você Alasca?" tbm *--* Me falaram mto bem dele!

      Excluir